É bem comum encontrar quem não saiba como usar um planner e passa a vida com dificuldade para se organizar – ou confiando apenas no que está na cabeça!
Mas, também é muito comum encontrar quem se anime a baixar e imprimir, mas logo abandona porque não sabe como usar um planner.
Então saiba de vez como usar um planner para organizar sua vida pessoal e profissional com menos risco de abandoná-lo no meio do caminho.
O que você vai encontrar nesse artigo
Como usar um planner corretamente
Para saber como usar um Planner sem abandonar, não basta guardar só datas nem ter apenas boas ideias!
Então listo algumas dicas e rotinas importantes para que você tenha resultados práticos.
- Comece pelos seus objetivos, pois eles servem como guia do caminho a seguir;
- Tenha metas, já que você precisa delas para elaborar um plano de ação;
- Estreite seu planejamento. Além do planejamento de longo prazo, você precisa saber como vai agir amanhã;
- Enxergue o tempo disponível ao organizar e manter atualizados os seus compromissos;
- Organize sua semana usando seu planner semanal. Se antecipe ao que está por vir;
- Planeje o dia antecipadamente e mantenhas as coisas sob controle;
- Avalie o que funcionou. Monitorar e revisar é fundamental para avançar com suas metas!
- Mantenha registros sobre seus hábitos e humor; e
- Divirta-se! A vida precisa estar em equilíbrio para que você tenha motivação e continue no caminho.
Agora que você já sabe quais são as 9 dicas essenciais, vamos entender melhor cada uma delas. Para aprender como tirar o melhor proveito do seu Planner e começar a colocar em prática imediatamente, conheça também meu treinamento.
1. Comece pelos seus objetivos
Resoluções de Ano Novo. É ou não é um prazer escrever o que você deseja para aquele ano?
Escrever seus objetivos é importante, porque você escreve seus sonhos e o que deseja alcançar. É o primeiro passo de um planejamento eficiente.
Para que essa intenção seja ainda mais significativa, vale fazer uma retrospectiva do ano que passou. Saber o que funcionou e não funcionou e o que você deseja mudar.
2. Tenha metas
Não adianta controlar apenas tarefas sem saber por onde começar! “Preciso ler ebooks que baixei”. Ok, mas quando, quantos dias na semana e por quanto tempo?
Ou seja, para dar certo você deve definir metas e, só depois, listar as ações para alcançá-las. Para isso, é importante saber a diferença entre metas e objetivos.
Por exemplo, se a meta anual é viajar com a família nas férias, inclua no planejamento mensal organizar a documentação, fazer reservas e comprar passagens.
Para isso use o planner anual e o calendário e, depois, use o planner mensal e o planner semanal.
Mas não adianta fazer isso apenas no começo do ano! Reserve um tempo por mês para ter uma perspectiva mais ampla do que você deseja.
Assim, você não perderá de vista os seus objetivos e, mais importante, poderá estabelecer o que deve fazer para trabalhar em direção a esses objetivos.
3. Estreite seu planejamento
À medida que você vai estreitando seu planejamento, deve fornecer mais detalhes sobre seus compromissos e tarefas.
Por exemplo, se no seu calendário anual você anotou um aniversário importante, no mensal pode incluir o local e horário da festa, e no semanal já identifica a tarefa de comprar o presente.
É por isso que não basta fazer listas de tarefas e se concentrar apenas no que tem que ser feito naquele dia. É preciso ter uma visão mais ampla!
4. Enxergue o tempo disponível
Além das metas anuais, você precisa ter uma visão do mês corrente.
Por exemplo, feriados podem representar trabalho se você for empreendedora, ou planos de viagem e dias para ler mais.
Mas atenção: não coloque tarefas onde deveriam estar compromissos!
Ou seja, no calendário vão as datas já comprometidas: com quais prazos já se comprometeu?
Já as tarefas da semana e dia a dia vão nas respectivas páginas.
No entanto, não vale fazer isso uma vez e nunca mais olhar pro seu mês! Ele é fonte de consulta constante e atualizada.
5. Organize sua semana
Use o planner semanal para ter visão ampla dos seus compromissos e atividades, e defina um dia para fazer sua revisão.
Nesse dia você irá verificar o que está por vir e certificar-se de que tudo está dentro de sua programação.
Por exemplo, precisa agendar consultas e organizar o planejamento financeiro. Para saber como organizar a semana eleja a prioridade e, só depois, distribua nos dias.
Mas não esqueça de consultar no calendário os dias já comprometidos!
6. Planeje o dia antecipadamente
Um planner só funciona se você usá-lo regularmente!
Portanto, no dia anterior ou no início de cada dia, cheque os compromissos e anote tarefas importantes para aquele dia no planner diário.
Isso ajuda a acalmar a mente porque aumenta a sensação de que você tem as coisas no controle. Mas não adianta anotar tudo! Além de não dar conta, pode gerar ansiedade. Por isso é tão importante saber como usar um planner.
Além de uma lista de tarefas diárias, tenha metas para concluir o que consegue de fato. Isso ajuda a manter o foco e a produtividade.
Se você tiver metas para o seu dia, que são conectadas com suas metas semanais, mensais e anuais, tudo fará mais sentido.
7. Avalie o que funcionou
Ao final de cada semana e mês, confira o que aprendeu, o que conquistou e o que deve adiar ou ser revisto.
Assim, você tem mais chances de ajustar seu planejamento para o próximo mês.
8. Mantenha registros
Um hábito simples, mas que pode ajudar muito a entender como você está e o que pode fazer para mudar uma situação é manter registros.
Você pode registrar o cumprimento de seus hábitos, usando um Habit Tracker, e isso vai te ajudar a enxergar o quanto você está cumprindo com seus combinados.
Uma outra forma é fazer o registro do seu humor usando um Mood Tracker. Nele, você pode usar códigos de cores para ter uma visão geral de como foi seu ano ou seu mês
9. Divirta-se
Não é porque Planner está associado a palavra planejamento que essa precisa ser uma ferramenta só para tarefas e compromissos.
Você pode também se divertir, deixar a sua criatividade fluir e escrever ou desenhar nele. Pode usar adesivos, canetas coloridas e tudo mais que te ajudar a tornar essa uma atividade prazerosa.
Assim, uma boa ideia é fazer uma lista de coisas que você gostaria de fazer ou experimentar no próximo mês. Escrever à mão e ter isso no papel pode ser um incentivo a começar um novo hobby ou fazer um passeio.
Você pode também adicionar lista de livros que deseja ler, filmes ou séries para assistir. E depois organizar filmes assistidos, organizar séries e livros lidos. Rsrs. Tire um tempinho para seu autocuidado também! Produtividade não é sobre fazer mais, mas estar em equilíbrio.
Por que se planejar?
As pessoas que buscam um Planner, estão na verdade buscando uma ferramenta de planejamento.
Mas a verdade é que muitas pessoas subutilizam o Planner porque simplesmente não sabem como usar. E não entendem como todas as partes desse planejador se interligam para te ajudar a conquistar seus objetivos!
Então, é preciso começar a ter mais consciência e saber a importância do planejamento. É preciso se perguntar: para que eu preciso me planejar?
Ora, você se planeja para tirar um projeto de vida do papel, para desenvolver sua carreira ou negócio, para ter mais tempo para a família ou adquirir novos hábitos.
Isso porque ninguém faz uma viagem de férias ou passa em um concurso tendo em mãos só uma data! Nem vence maratona treinando só um dia.
Ou seja, planejar é organizar rotina e tomar decisões para conquistar objetivos.
Para isso o planner é um excelente aliado, pois ajuda a definir metas e a vencer a procrastinação.
Como usar um planner: aprenda a maneira certa de usar
Como já dito, Planner é uma ferramenta poderosa, mas aproveita melhor quem aprende como usar.
Talvez você tenha feito uma resolução de ano novo para se tornar mais organizada, mas a cada ano que passa você começa e desiste. Porque não tem um caminho claro para seguir. Ou porque está fazendo algo ineficiente.
Por isso, criei um treinamento específico para te ensinar Como Usar Seu Planner. É um meio prático e rápido de encurtar caminhos e avançar vários passos.
As aulas são curtinhas, então não tem desculpa para não assistir! A cada aula, você avança rápido e vai preenchendo cada parte do seu Planner. Ao final, você tem seu plano para o ano pronto e sabe como colocá-lo em prática, TODOS OS DIAS!
Além disso, você recebe um Planner completo, com mais de 60 páginas, como essas que ilustram esse artigo, além de bônus incríveis.
Reuni nesse artigo algumas dicas simples que vão ajudá-lo a impulsionar sua organização e produtividade com seu Planner.
Mas se você quer se aprofundar para entender melhor como usar um planner tenho certeza que esse treinamento vai ser o ponto de virada para você!