Eu separei 6 documentários Netflix com conteúdos inspiradores para você que está buscando ser uma pessoa melhor.

Os documentários Netflix que listo aqui falam sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, espiritualidade, meditação, yoga.

Na verdade, todos estes temas estão muito relacionados e os documentários Netflix são uma ótima forma de ter mais aprendizado no nosso tempo livre, de forma leve e prazerosa.

A busca da felicidade

De 2018 para cá eu mergulhei no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Esse era um processo que eu já havia começado antes, mas eu mergulhei mesmo, de cabeça, no início de 2018.

Como sempre fui muito ligada em ciência e raciocínio lógico, é claro que eu hesitei… por tempo demais.

No entanto, por esse mesmo motivo, os documentários foram uma ótima forma de me conectar com esses temas. Afinal, são documentários, né! Coisa séria (rs)

E eu ganhei muita, muita, MUITA coisa boa daí.

Ganhei conhecimento, um novo olhar sobre determinados assuntos, histórias inspiradoras e momentos de emoção que foram mudando o rumo da minha vida.

Então hoje eu quero compartilhar isso, e espero que seja também muito impactante para você, assim como foi para mim.

Você vai ver que algumas fichas demoram mais a cair. Então, alguns documentários você pode querer assistir três vezes, como eu. Vale a pena!

Sendo assim, segue aqui um resumo de cada um dos meus documentários Netflix preferidos.

Happy – Você é feliz?

Qual é o segredo da felicidade? É possível ser feliz mesmo com as adversidades, desafios e perdas que sofremos?

Segundo esse documentário instigante, sim!

Happy mostra que a felicidade e o bem-estar vêm sendo alvo de estudos de várias áreas da ciência, como a psicologia positiva, que revelaram descobertas surpreendentes.

Para falar sobre esse assunto, os produtores ouviram especialistas como Mihaly Csikszentmihalyi (criador da teoria de flow), Daniel Gilbert (psicólogo e escritor) e sua Santidade, o Dalai Lama.

Além disso, foram atrás de exemplos de pessoas de várias partes do mundo e de diferentes culturas que são consideradas felizes. De uma favela na Índia até na Dinamarca.

Os especialistas mostram, por meio de pesquisas científicas, que emoções positivas auxiliam na sensação de bem-estar.

E ainda explicam algumas práticas que você pode aplicar no dia a dia e incorporar na sua rotina para se sentir mais feliz!

Human

O que nos torna humanos? Será por que amamos, por que brigamos? Por que rimos? Choramos? Nossa curiosidade? A busca pela descoberta?

Para responder essas perguntas, o cineasta Yann Arthus-Bertrand passou 3 anos coletando histórias reais de 2 mil homens e mulheres, em 60 países.

O documentário Human captura relatos profundamente pessoais e emocionantes de temas difíceis como pobreza, guerra, homofobia, desigualdade de gênero e morte.

Fala também de amor, felicidade e do sentido da vida.

Para ter uma ideia do quão impactante esse filme pode ser, pense o que você responderia se alguém te perguntasse: “você me perdoa se eu matar seu pai ou seu irmão?”

A gente ouve os relatos de pessoas em close, dando aquela sensação de olho no olho.

Eu sonhei com um filme em que a força das palavras ampliasse a beleza do mundo. As pessoas me falaram de tudo; das dificuldades de crescer, do amor e da felicidade. Toda essa riqueza é o centro do filme Human. Esse filme representa todos os homens e mulheres que me confiaram suas histórias. O filme se tornou um mensageiro de todos eles“.

Free the Mind

O documentário Free the Mind mostra o estudo de um neurocientista sobre os efeitos do Mindfulness em uma criança que sofre com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e veteranos de guerra.

Mindfulness, que significa “atenção plena” é uma técnica que preza pelo estado de “presença”, utilizando a meditação para ajudar as pessoas a lidar com os desafios cotidianos, como o estresse e a ansiedade.

Os resultados são surpreendentes e, o melhor de tudo, é constatar que isso pode ser aplicado a qualquer pessoa que esteja em busca de mais paz e tranquilidade. Inclusive você!

Minimalism: um documentário sobre as coisas importantes

Minimalismo é um estilo de vida que muitas pessoas estão buscando, já que encontrar a felicidade em bens materiais não está dando certo.

Não se trata apenas de viver com poucas coisas, mas simplificar a vida para gastar seu tempo e dinheiro com o que realmente importa.

Ou seja, as escolhas são individuais, de acordo com o que você considera importante. Por exemplo: viajar, passar mais tempo com a família, ler…

O documentário Minimalism faz você refletir sobre as experiências que quer ter em contraponto as coisas que quer comprar e possuir. O que vale mais?

O expectador acompanha Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, fundadores do site The Minimalists, por uma viagem por 10 meses nos EUA para divulgação do livro.

É lindo e emocionante! Um dos meus favoritos!

Awake

Awake é um filme documentário sobre a vida de Paramahansa Yogananda, responsável pela disseminação do Yoga e meditação para o mundo ocidental.

Yogananda é autor do famoso livro Autobiografia de um Iogue, que conquistou celebridades. O beatle George Harrison, por exemplo, costumava distribuir volumes a pessoas que frequentavam a sua casa.

O documentário possui cenas de vários momentos da vida do guru, bem como depoimentos sobre sua obra.

Criador do Self Realization Fellowship, Yogananda deixa várias mensagens simples e profundas, para pessoas de qualquer religião.

Yoga – Arquitetura da Paz

Esse é um dos meus documentários preferidos! Além de imagens belíssimas, traz conversas significativas com grandes mestres do yoga, além de pensadores e médicos.

O filme conta a história do renomado fotógrafo Michael O’Neill, que sofreu uma série lesão na coluna, o que culminou na paralisia do seu braço direito – o braço da câmera.

Os médicos disseram que ele nunca mais moveria o braço, mas ele se recusou a parar de fotografar e se curou com a prática de yoga e meditação.

Depois disso, ele passou dez anos registrando mestres, professores e praticantes de yoga, da Índia a Nova Iorque, resultando em um livro de fotografia – Yoga. The Architecture of Peace.

O documentário alterna entre as histórias do fotógrafo, as imagens ao redor de vários países e entrevistas que trazem o olhar do yoga sobre as aflições modernas e a busca pela felicidade.

“O verdadeiro sentido da Yoga é união. Esta união que não é externa a nós. Está dentro de nós também. Porque Yoga não são 45 minutos de aula. Yoga não é apenas no tapete. Yoga é fora do tapete. Todo minuto, todo momento, todo carma, todo pensamento, toda ação, todo suspiro é yoga. Yoga é o que você é”.

⇒  Se você se interessa pelo assunto, veja os livros de yoga e mindfulness para crianças.

Conclusão

Yoga Documentários Netflix

Evoluir como seres humanos deveria ser o maior objetivo de qualquer pessoa, na minha opinião.

A gente não está nesse mundo a passeio. Estamos aqui para sermos felizes, mas muitas vezes partimos na direção errada.

Buscamos posses materiais, status, reconhecimento e amor de outras pessoas. Tudo isso pode ser importante, mas nos traz uma felicidade temporária, que pode ser abalada facilmente.

Se não buscarmos a verdadeira felicidade, que está apenas dentro de nós, nada dessas coisas vai nos satisfazer.

O reconhecimento dessa verdade não é fácil. Quando achamos que entendemos, nossas ações mostram que ainda temos um longo caminho.

Então, podemos aprender com os outros!

Os documentários Netflix trazem diferentes perspectivas e visões, de pessoas que já passaram por muitas coisas e, de alguma forma, têm algo a nos ensinar, nos ajudando nessa trajetória. Ps: alguns documentários não estão mais disponíveis no Netflix, então coloquei os links de onde encontrá-los (no trecho que falo de cada um deles).

Assine e receba conteúdos para inspirar!

E receba conteúdos para estimular a reflexão, conexão e ação

Sua assinatura foi realizada com sucesso! O eBook será encaminhado para seu email!

%d blogueiros gostam disto: