Se você quer criar um novo hábito, mudar um hábito ruim ou apenas acompanhar um hábito que deseja manter, o habit tracker sem dúvida pode ser seu grande aliado!

Então, você deve saber por que e como usar um habit tracker.

Afinal, o que separa um profissional de um amador? Um quesito muito importante é: o hábito, a prática! Se você faz algo todos os dias, certamente vai se tornar melhor naquela tarefa. Se você cuida da sua alimentação todos os dias, certamente será uma pessoa mais saudável.

Nessa série de posts, você vai descobrir como e por que você deve usar essa ferramenta e vai conhecer várias dicas para tirar o melhor proveito do seu tracker.

Além disso, terá acesso a um Tracker de Hábitos em PDF, gratuito para download.

É só imprimir e começar a usar!

O que é um habit tracker?

Habit tracker, tracker de hábitos, controle de hábitos, monitoramento de hábitos ou rastreador de hábitos, são todos nomes para denominar a mesma coisa.

O habit tracker é uma ferramenta que pode ser digital ou física, e que vai te auxiliar a monitorar se você está cumprindo ou não os hábitos com os quais você se comprometeu. E te ajudar a construir hábitos saudáveis.

A forma mais simples de usar o seu tracker de hábitos é criar uma espécie de tabela no seu caderno, agenda, planner ou no querido bullet journal.

Primeiramente, essa página deve conter em uma coluna a lista de hábitos que você quer acompanhar e logo depois, nas colunas seguintes, os dias. Aí basta você ir marcando o que conseguiu realizar em cada dia.

Uma alternativa é usar uma planilha excel ou um aplicativo [falarei sobre isso depois].

A pergunta em seguida é: mas por que precisamos de uma ferramenta para isso?

Por que fazer um controle de hábitos?

O objetivo de um tracker de hábitos é poder registrar e acompanhar a constância com que você está executando determinada atividade, desde as mais simples até as mais difíceis. E, com isso, te ajudar a alcançar determinado objetivo ou meta.

Os exemplos mais comuns que vemos no controle de hábitos são:

  • acordar mais cedo
  • meditar
  • beber 2 litros de água por dia
  • comer de forma mais saudável
  • praticar exercícios físicos regularmente
  • criar o hábito de leitura
  • outros

E manter um rastreador de hábitos só tem vantagens!

Vantagem 1: te lembra de agir

Em primeiro lugar, manter o controle de seus hábitos a partir de uma ferramenta visual te ajuda a se lembrar dos compromissos que você estabeleceu consigo mesmo, especialmente se o seu tracker está impresso e em um lugar que você veja com facilidade.

Deixe o seu perto de sua mesa ou em um quadro em frente a ela, por exemplo.

Vantagem 2: te traz satisfação imediata

Eu tenho certeza que você gosta de riscar uma tarefa que completou, não é mesmo? Da mesma forma, marcar um x ou pintar o quadradinho do seu hábito vai te trazer a sensação de dever cumprido.

O mais legal é que, quanto mais você avança, maior a sua “corrente” fica, então, ver sua corrente crescendo é realmente uma satisfação!

Vantagem 3: te motiva a continuar

Outra questão que pode ser mencionada é que a formação de hábitos pode ser um longo processo. Em alguns casos, leva tempo para que os resultados apareçam – por exemplo: os resultados de uma dieta ou da meditação.

Por isso, visualizar o seu progresso certamente te dá mais motivação para agir e se manter no caminho. Quando você começa a ver o seu tracker preenchido, ele se torna uma prova visual do seu trabalho, e o que você menos quer é quebrar a corrente. Afinal, é bom quando a gente vê aquela lista preenchida. Dá vontade de completar os quadradinhos a cada dia!

Vantagem 4: te ajuda a alcançar melhores resultados

Além de tudo que já falei, e que são motivos para você se manter no caminho, pesquisas mostram que pessoas que acompanham seu progresso em relação a metas como perder peso e parar de fumar, têm mais chances de ser bem sucedidas do que aquelas que não o fazem.

De acordo com outro estudo, aqueles que mantinham um diário de comida perdiam o dobro do peso daqueles que não o faziam. Quando você mantém um registro, você tem informações! E com isso, tem mais controle sobre o que vem fazendo e pode decidir seus próximos passos.

Faça o download de seu Habit Tracker

Por fim, quero lembrar que eu disponibilizo um planner para te ajudar a se planejar e organizar suas metas e objetivos. Ele possui 23 páginas: um calendário anual, página de metas anuais, o planner mensal, semanal e diário, além do planner financeiro e o tracker de hábitos.

Para você fazer o download e baixar o seu tracker em PDF para imprimir, clique aqui. Espero que você goste e use muito! E que consiga criar, mudar e manter os hábitos que deseja!

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