Definir metas profissionais pode ser um grande desafio para algumas pessoas. No entanto, elas são bastante importantes para que você seja bem-sucedida na sua carreira, seja qual for a sua definição de sucesso.

Quando você define metas profissionais, você está dando o primeiro passo para um planejamento focado, que irá te ajudar a alcançar seus objetivos.

Mas antes de falarmos sobre as metas profissionais, é interessante esclarecer o significado de meta.

O que são metas?

Podemos dizer que você definiu suas metas quando você descreveu de forma específica, quantitativa e delimitou um prazo para o alcance de seus objetivos.

Portanto, enquanto os objetivos descrevem seus desejos, ou seja, o que você quer alcançar, as metas descrevem esses desejos de forma mais específica, tornando-os mais concretos e possíveis de serem gerenciados.

“Definir metas é o primeiro passo para transformar o invisível em visível” Tony Robbins 

As metas podem se encaixar em diferentes áreas da nossa vida, como:

  • Saúde e bem-estar;
  • Relacionamentos amorosos;
  • Relacionamentos familiares e de amizade;
  • Finanças.

Mas, além disso, elas também abrangem a área profissional. E é disso que iremos falar.

O que são metas profissionais?

As metas profissionais são objetivos específicos que você estabelece para ter sucesso no âmbito profissional.

Geralmente, elas costumam estar ligadas a um objetivo profissional, como alcançar um determinado cargo e receber uma promoção salarial, ter o seu próprio negócio etc.

Por isso, elas devem fazer parte de um plano de carreira, se você trabalha em uma empresa, ou de um plano de negócios, se você é empreendedora e trabalha por conta própria.

Qual a importância de definir metas profissionais?

Photo by Paige Cody on Unsplash

Você concorda que a sua vida profissional toma uma parte considerável do seu dia?

Pense bem, você deve trabalhar pelo menos 8 horas por dia, 5 dias por semana, mais o tempo de deslocamento até o trabalho, que é a realidade da maioria das pessoas.

Indo além, pense em quantos anos da sua vida você irá trabalhar? 30? 40? 50 anos?

Por isso, quando você pensa em sua vida profissional, é importante que você defina metas.

Afinal, você quer passar tanto tempo da sua vida à deriva, aceitando as surpresas que o mar te reserva, ou você prefere tomar o controle e decidir para onde quer ir?

Você prefere fazer o mesmo trabalho a sua vida toda ou quer um pouco mais de novidades, que te estimulem a fazer coisas diferentes?

Você quer trabalhar apenas pelo dinheiro ou quer fazer algo de que goste, algo pelo qual você tem paixão?

Bem, eu preciso te dizer que não há respostas certas nem erradas, mas apenas respondendo a essas poucas perguntas, você já pode começar a entender que você tem ESCOLHAS!

E que, o próprio fato de não fazer escolha nenhuma, já é em si uma escolha, pois dessa forma, no que depender de você, você ficará no mesmo lugar.

Portanto, se você deseja realizar uma mudança em sua área profissional, criar metas é um passo essencial para trazer mais sentido e felicidade para seus dias.

Exemplos de metas profissionais

Agora que você já sabe a diferença entre metas e objetivos, vamos ver alguns exemplos de metas profissionais genéricas, descritos a partir dos objetivos.

Objetivo: Alcançar um cargo de gerência.

Metas: cursar uma especialização na minha área; atuar mais de perto, dando assistência direta ao coordenador atual; desenvolver habilidades de liderança por meio de cursos e treinamentos.

Objetivo: Iniciar um negócio.

Metas: pesquisar sobre o mercado desejado; definir um nicho de atuação; fazer um plano de negócios; conseguir um investimento ou financiamento.

Objetivo: Trabalhar em home office, com mais flexibilidade de horário.

Metas: Aprender a usar ferramentas online de gerenciamento de equipes; iniciar um teste alguns dias da semana, mostrando para a empresa que consigo manter ou até aumentar a minha produtividade.

Bem, vale dizer que esses são alguns exemplos genéricos de como estabelecer metas que permitam que você alcance seus objetivos.

No entanto, é preciso que você vá além, especificando cada uma dessas ações, inserindo como você vai poder medir o alcance de suas metas e, claro, estabelecendo um prazo.

Porém, isso já demonstra como as metas tornam o alcance de objetivos algo muito mais palpável, já que indicam os passos necessários para chegar perto desse sonho.

Como definir e alcançar metas profissionais?

Para conseguir alcançar metas profissionais, é importante que você saiba qual é a sua prioridade atualmente.

Por esse motivo, o autoconhecimento é o passo essencial e mais importante para definição de metas, sejam elas pessoais ou profissionais.

Assim, você cria algo que fala diretamente ao seu coração, ao invés de apenas se comparar com outras pessoas, ou de se basear no que a sociedade acredita que seja a escolha correta para você.

Outro ponto importante é avaliar suas habilidades e competências atuais.

Pense no que você tem de mais forte. Nas suas habilidades preferidas e nas mais desenvolvidas.

E depois se pergunte: você tem as habilidades necessárias para alcançar suas metas profissionais? O que precisa desenvolver?

Muitas vezes, para conquistar novas oportunidades, basta ajustar pequenas áreas de nossa vida profissional, seja aprimorando habilidades ou aprendendo novos conceitos.

Após isso, você precisa definir suas metas de acordo com seu plano de carreira ou o seu plano de negócio, caso seja uma empreendedora. E então pensar nos passos que precisa dar para chegar lá.

Por exemplo, se você quer criar um negócio próprio na área de confeitaria, mas nesse momento você tem um trabalho formal que você não pode largar, você pode estabelecer algumas metas intermediárias, que vão te deixar mais perto de onde você deseja estar.

Você pode:

  • Começar vendendo doces no seu trabalho;
  • Atender pedidos de encomendas aos finais de semana;
  • Fazer parcerias com quem trabalha com festas infantis, para ir expandindo seu networking.

Esses são alguns exemplos de passos que você pode dar enquanto vai experimentando, fazendo testes.

Com isso, além de ir construindo seu público, certamente você vai aprender uma série de coisas que vai colocar em prática quando for abrir seu negócio. Coisas que só se aprende com a prática mesmo.

Assim, você pode estruturar uma trajetória inteligente e eficiente para realizar seu sonho.

Método SMART

O método SMART é bastante recomendável para você que quer definir metas profissionais alcançáveis.

E por que seguir um método?

Em primeiro lugar, se você já tentou antes definir metas e se frustrou por não conseguir cumpri-las, alguma coisa deu errado, certo?

Começar certo, ou seja, definir metas de forma inteligente, é o primeiro passo essencial para que você escreva metas que vai conseguir atingir.

A proposta é que você parta dos seguintes requisitos:

  1. Specific (Específica);
  2. Measurable (Mensurável);
  3. Attainable (Atingível);
  4. Relevant (Relevante);
  5. Time based (Temporal).

 Específica

Sendo assim, sua meta precisa ser específica. Você precisa incluir todos os detalhes que tiver conhecimento a respeito do que quer realizar.

Por exemplo:

  • Criar um negócio próprio na área de confeitaria
  • Criar um negócio próprio para vender doces veganos, recebendo pedidos online e realizando entregas dos produtos

O primeiro exemplo pode te parecer específico, mas o segundo é mais específico ainda, e já te dá indicativos de como você vai fazer. Dessa forma, fica muito mais fácil pensar o que fazer e por onde começar.

Mensurável

Se você já tem um negócio, talvez uma meta mensurável seria aumentar o número de vendas em 20%, por exemplo.

Mas, considerando o mesmo exemplo acima, sua meta mensurável poderia ser:

  • Criar um negócio próprio para vender doces veganos, recebendo pedidos online e realizando entregas dos produtos, com vendas mensais de 5.000,00.

Pronto! Agora você já sabe o que precisa perseguir, e pode medir, para saber, efetivamente, se conseguiu alcançar sua meta.

Atingível

É importante que, ao definir suas metas, você seja realista, pois, criar metas audaciosas demais pode acabar te frustrando e desmotivando ao longo do tempo.

Será que a meta que você definiu é mesmo atingível?

É importante que você faça essa análise com cautela e, se necessário, revise o que pensou inicialmente.

Com isso, você pode, por exemplo, diminuir a sua meta para o primeiro ano de empresa. E deixá-la mais desafiadora depois de um certo tempo.

Então você teria:

  • Criar um negócio próprio para vender doces veganos, recebendo pedidos online e realizando entregas dos produtos, com vendas mensais de 3.000,00.

E será que sua meta é relevante? Vamos ver!

Relevante

As suas metas devem ser relevantes para você e para quem mais estiver envolvido no alcance delas! Parece óbvio, não é?

Mas muitas vezes você pode não ter determinado as razões corretas.

Por exemplo, usando o mesmo caso acima:

  • Isso é relevante para mim porque desejo ter meu próprio negócio e porque amo fazer doces!
  • Isso é relevante para mim porque desejo ter liberdade para fazer as coisas que amo e acredito, construindo algo que me dê satisfação e orgulho!

Da segunda forma não tem muito mais força?

Pois é, ache as razões que realmente te farão querer ir além!

Temporal

Por fim, nada disso fará sentido se você não tiver um prazo para cumprir aquilo que se determinou a fazer.

Portanto, coloque uma data limite, que vai te direcionar a agir, criando também um comprometimento com a sua meta.

Assim, cumprindo todos os requisitos, sua meta ficaria:

  • Criar um negócio próprio para vender doces veganos, recebendo pedidos online e realizando entregas dos produtos, com vendas mensais de 3.000,00, alcançando esse valor em até um ano. Isso é relevante para mim porque desejo ter liberdade para fazer as coisas que amo e acredito, construindo algo que me dê satisfação e orgulho!

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Durante o processo

Além de tudo que vimos até aqui, é importante dizer que enquanto você não conseguir alcançar seu objetivo final, observe o cumprimento de suas metas, entendendo como definir prioridades, para dar atenção àquelas mais importantes primeiro.

Com isso, você vai criando a sensação de satisfação com o que for cumprindo, e terá a motivação para seguir adiante.

Aproveite também o processo para compreender em que áreas você está tendo mais facilidade, e em quais delas você precisa de mais atenção.

Assim, você conseguirá expandir seu potencial, crescer profissionalmente e criar ainda mais metas profissionais para serem alcançadas.

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