É comum ter metas e objetivos que, na verdade, nos oferecem pouca ou nenhuma clareza sobre como devemos agir. Por causa disso, algumas estratégias como as Metas SMART surgiram.

Além de nos ajudar a perceber nossas prioridades, as Metas SMART também são úteis para que apenas metas realistas sejam definidas. Assim, tornando a realização de sonhos muito mais possível.

O que são as metas SMART?

A técnica SMART pode ser entendida como um método de definição de metas, a partir de cinco critérios.

Cada letra da palavra SMART representa um critério para o estabelecimento de suas metas, sendo:

  • Specific (Específica);
  • Measurable (Mensurável);
  • Attainable (Atingível);
  • Relevant (Relevante);
  • Time based (Temporal).

Além disso, ao se juntar todas as letras, é formada a palavra ‘smart’, que em inglês significa ‘inteligente’.

Portanto, a Metodologia SMART se mostra como uma forma inteligente para definir e alcançar metas, sejam elas quais forem.

Por que as Metas SMART são importantes?

O processo de desenvolvimento pessoal e profissional inclui diferentes momentos: a pessoa parte de uma insatisfação, depois percebe o problema, define uma solução e parte para a execução.

Para atuar nesse último estágio anterior à execução, que é a definição da solução, o método SMART se mostra bastante eficiente.

O que podemos perceber, de forma geral, é criação de metas mal definidas ou irreais. E isso é o que pode te fazer agir sem foco, perder tempo e, ao final, contribuir para a sua desmotivação, por conta da sensação de não estar evoluindo.

Dessa forma, o método SMART aparece como uma excelente alternativa, pois te direciona para a descrição de objetivos de forma bem específica e estruturada, trazendo mais facilidade para a determinação das tarefas e, consequentemente, para o alcance de suas metas.

Por esse motivo, elas costumam ser utilizadas tanto para metas pessoais quanto para metas profissionais, dentro de empresas ou para pequenos empreendedores.

Sendo assim, o primeiro passo para um planejamento que vai te apoiar, de forma concreta, a alcançar seus objetivos, deve ser o estabelecimento de metas claras, o que esse método te ajuda a fazer.

Como estabelecer as metas SMART?

O desenvolvimento de metas inteligentes com o Método SMART ocorre seguindo cada etapa desse processo.

Confira como cada uma delas serve para te ajudar a realizar seus sonhos:

Specific (Específica)

O primeiro passo para conseguir alcançar um objetivo deve ser a criação de metas específicas. Ou seja, metas em que o objetivo é claramente definido, não permitindo subjetividade.

Algumas perguntas que podem te ajudar nesse sentido são:

  • O que você quer exatamente?
  • Quem é responsável por alcançar essa meta? Somente você ou alguém pode te ajudar?
  • Como você vai alcançá-la?
  • Onde ela será realizada?

Vamos a um exemplo de meta específica:

  • Fazer crescer meu negócio
  • Fazer crescer as vendas do meu negócio, aumentando o percentual de vendas online, por meio da divulgação no site, nas redes sociais e estabelecendo parcerias.

Bem, a segunda forma é beeem mais específica, certo?

É certo que talvez você não comece com tantos detalhes assim. Mas aí eu te dou uma dica: se você ainda não sabe o “como”, detalhe tudo o que puder e pelo menos deixe esse item em aberto.

Dessa forma, você verá uma “lacuna” que precisará ser completada. E isso vai fazer com que você pense a respeito.

Além disso, você torna os resultados desejados muito mais claros em sua mente, o que vai te ajudar muito na conquista de cada um deles.

Measurable (Mensurável)

É muito comum que as pessoas escrevam o que desejam, mas não tornem o seu objetivo mensurável.

Porém, essa é uma questão de fundamental importância, pois você só consegue avaliar o que puder medir.

Sendo assim, você deve incluir um dado quantitativo na sua meta, absoluto ou percentual, que te permita mensurar o seu objetivo.

Por exemplo:

  • Fazer crescer as vendas do meu negócio em 30%, e aumentando o percentual de vendas online, por meio da divulgação no site, nas redes sociais e estabelecendo parcerias.

Bem, a definição do percentual de aumento desejado vai te ajudar em duas coisas:

Primeiro, você vai poder saber quando alcançou a sua meta. Se o seu objetivo fosse apenas aumentar as vendas, e se você as tivesse aumentado em 5%, você teria alcançado seu objetivo?

Bem, se o valor não foi estabelecido, quem pode dizer?

Em segundo lugar, você vai poder analisar quão perto ou longe está do seu objetivo final. E com isso, saber se está no caminho ou se precisa ajustar a rota.

Ou seja, você conseguirá perceber possíveis problemas durante o processo e mudar ou não a estratégia que está sendo utilizada para o cumprimento de metas.

Attainable (Atíngivel)

Para evitar algumas frustrações no meio do caminho, é fundamental que você possua metas atingíveis.

Utilizando o mesmo exemplo, talvez 30% não seja ainda uma meta atingível, mas 15% sim!

Então não há nada de errado em alterar a sua meta, para que ela seja realmente viável.

Uma questão importante é que sua meta seja realista, porém, ela deve ser também desafiadora.

Afinal, se a meta fosse aumentar em 5% as vendas, que grandes mudanças você teria que fazer para isso?

E mais, será que você se sentiria tão realizada ao conseguir alcançá-la?

Por isso, observe sua situação atual e suas capacidades. Assim, você terá um ponto referencial que vai te ajudar a determinar o que é atingível ou não, dentro do que foi proposto.

Relevant (Relevante)

Quando você pensar em metas relevantes, deve ter em mente o que realmente fala ao seu coração.

É muito comum que as pessoas pautem seus objetivos a partir do sucesso dos outros, mas isso é um grande erro!

Ou ainda que estabeleçam metas com base no que esperam delas. Por exemplo, a escolha de uma faculdade para atender às expectativas dos pais.

É claro que, na maioria das vezes, isso não é feito de forma consciente, e por esse motivo mesmo é que você deve ter muita atenção na escolha de metas que sejam relevantes para você.

Outra questão importante de se destacar é que ter muitas metas ao mesmo tempo não é sinônimo de um melhor desempenho.

Na verdade, isso acaba prejudicando a sua percepção de prioridades e fazendo com que você se dedique para obter resultados que não são tão urgentes.

Por isso, essa etapa da SMART indica a definição de metas relevantes, que poderão até contribuir para o cumprimento de outras.

Confira um exemplo:

Para alcançar a meta de aumentar suas vendas, Julia observa o que os concorrentes vêm fazendo e começa a criar novos produtos.

Porém, ela acaba deixando de se dedicar como deveria na divulgação dos produtos existentes.

Percebendo o problema, ela se volta para os produtos atuais, que já tem ótima aceitação dos clientes, e passa apenas a comunicar o seu diferencial de forma melhor, reforçando as parcerias e aumentando sua presença online.

Se ela e os clientes estão satisfeitos com os produtos que ela tem, para que criar coisas novas apenas por que os outros estão fazendo? Viu como focar em menos coisas pode trazer mais foco, e por consequência, mais resultados?

Time based (Temporal)

O último critério das metas SMART é a criação de metas temporais, ou seja, aquelas com um prazo bem definido.

Metas sem prazo são o prato cheio para a procrastinação. E isso acontece porque, quando não há uma data para se basear, você não cria o comprometimento e, por conseguinte, a sensação de urgência.

Por isso, ao definir uma meta, determine um prazo específico e realista para alcançá-la.

Por exemplo:

  • Fazer crescer as vendas do meu negócio em 15%, em três meses, aumentando o percentual de vendas online, por meio da divulgação no site, nas redes sociais e estabelecendo parcerias.

Na verdade, é importante observar que essa é a parte que falta para que você defina se sua meta é atingível ou não.

Afinal, aumentar as vendas, mesmo que em 15%, pode não ser atingível se o seu prazo for uma semana.

Por outro lado, com a estratégia correta, aumentar as vendas em 50% em um mês pode ser viável.

Vale lembrar que, depois de estabelecido o prazo, você deve criar um Plano de Ação, com um cronograma de tarefas. Assim, você conseguirá entender se tudo está correndo como o previsto durante o processo.

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Exemplos de metas inteligentes

Agora que você já entendeu o processo de definição de metas, vamos ver alguns exemplos de metas SMART.

Desta forma, além de entender o conceito de metas SMART, você entenderá como elas podem ser aplicadas:

  • Fazer 20 minutos de caminhada na esteira, 5 dias por semana, iniciando na segunda-feira;
  • Ler 30 páginas de um livro, todos os dias antes de dormir, começando hoje;
  • Estudar 2 assuntos de uma matéria, por 3h após o almoço, até o início das provas;
  • Aumentar a produção mensal de 200 cachepôs, para 300 cachepôs, em dois meses;
  • Fazer um curso básico de cerâmica até o final do semestre.

Vale lembrar que, esses são exemplos básicos. Mas quando você definir a sua meta, poderá detalhar ainda mais o como, e descrever por que essa meta é relvante para você.

Portanto, como visto, as Metas SMART podem servir para diferentes áreas de sua vida, contanto que sejam bem definidas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Dica de ouro para alcançar metas

Todas as técnicas e métodos são excelentes apoios para que você alcance seus objetivos.

Mas, uma dica de ouro para que você tenha sucesso com suas metas é evitar a busca pela perfeição.

Na vida real, é muito difícil conciliar todas as nossas obrigações com a casa, o trabalho, a família, e os nossos próprios desejos.

Por isso, o feito é mais importante que o perfeito!

Então, estabeleça algo que te desafie, mas não se cobre demais. E mesmo que as coisas não estejam saindo como planejado, mantenha a constância e consistência.

Até uma peregrinação de 1.000 km, começou com um único passo.

Dessa forma, você evita se desesperar caso algo dê errado durante a resolução de suas metas. Você apenas para, observa, e ajusta a rota.

Em síntese, existem diversos caminhos para que você consiga cumprir metas e alcançar objetivos.

Mas o mais importante é estar sempre em busca de desenvolvimento e trabalhando para que seus sonhos se tornem realidade.

Assim, as Metas SMART ou qualquer outra estratégia serão apenas ferramentas para sua grande determinação.

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