Desde pequenas escutamos que a disciplina é um fator indispensável em diversos segmentos da vida. Mas, sem antes saber o que é disciplina, fica ainda mais complicado desenvolvê-la e cultivá-la.
Por isso, vou compartilhar com vocês o que é disciplina e como esse fator, se somado a outros, pode trazer grandes benefícios ao seu bem-estar e a sua qualidade de vida.
O que você vai encontrar nesse artigo
O que é disciplina?
Para entender o que é disciplina vale recorrer ao dicionário. De modo geral, é uma forma de ordem; de obediência às regras. Ou, ainda, um “conjunto de leis” que asseguram o bom funcionamento de alguma atividade.
Mas, em organização e planejamento, o conceito de disciplina abrange também a visão do discípulo, aquele que segue o caminho e evita desvios.
Ou seja , se você quer saber como ter disciplina para trabalhar, estudar ou até mesmo fazer uma reeducação alimentar, esse significado pode ser útil para você se tornar mais disciplinado.
Por que devo cultivá-la?
A frase é curta e clara: porque é uma das formas de manter o foco e de alcançar os seus objetivos se você pretende ter qualquer projeto de vida.
Por exemplo: não se aprende um idioma em uma única noite. Mas sendo disciplinada, em alguns meses estará mais perto de entender e falar. E, quando menos esperar, voilá!
Por mais simples que seja a sua meta, sem disciplina é bem mais difícil conquistar algo que se quer muito.
Então como ter mais disciplina? Uma das formas é descobrir a motivação que você tem para realizar algo.
Além disso, é importante usar uma boa ferramenta, como um Planner e, claro, saber como usar um Planner.
Para ficar ainda mais fácil compreender o que é disciplina na prática, vamos imaginar algumas realidades.
Como ter disciplina para estudar?
Você já reparou que quando precisamos acordar cedo para realizar uma obrigação (que não queremos), parece que a cama nos puxa de volta para deitar? E, quando precisamos acordar cedo para algo que desejamos, levantamos da cama com facilidade?
Por exemplo, se alguém te diz que você vai precisar acordar às 5 da manhã para pegar ônibus e ir pra faculdade, a reação é uma. Já, se alguém te diz que você precisa acordar às 5 da manhã para passar o fim de semana na casa de praia que você tanto gosta, a reação é outra.
Ou seja, não é só a atitude que influencia na sua disciplina, mas também o contexto no qual seu comportamento está inserido.
Assim, se você busca formas de como ter mais disciplina nos estudos, é imprescindível analisar o contexto daquela situação. Por exemplo, respondendo questões que são importantes para você mesma:
- Por que eu preciso estudar?
- O que isso vai mudar na minha vida positivamente?
- O que perco se não me dedicar a isso?
A partir disso, você entende seus objetivos. E, assim, pode adotar certos recursos extras para se manter motivada em ser mais disciplinada:
- Organizar um ambiente que seja propício para cada atividade;
- Identificar e eliminar as distrações;
- Definir prazos;
- Criar uma rotina de estudos, usando blocos de tempo etc.
Com organização, planejamento e foco, é possível parar de procrastinar e conquistar tudo o que você quiser!
Como ter disciplina na dieta?
Um ponto em comum na maioria dos contextos de criação de uma vida disciplinada, é criar hábitos que te ajudam no alcance dos seus objetivos.
Portanto, nesse contexto, planejamento é fundamental!
Quantas vezes você já não se pegou furando sua rotina alimentar porque não tinha os alimentos específicos na sua despensa? Ou porque quando a fome apertou, a comida ainda não estava pronta?
Nesses casos, o planejamento te dá o suporte necessário para você seguir seu plano alimentar.
Tendo isso em vista, você pode adotar algumas atitudes práticas, como:
- Preparar um cardápio semanal ou mensal;
- Fazer sua lista de compras;
- Realizar as compras com regularidade; e
- Fazer a higienização, preparo e porcionamento dos alimentos com antecedência.
Vale sempre lembrar que um profissional da área de saúde, seja um nutricionista, nutrólogo ou outro profissional competente, é a pessoa mais indicada para te orientar quanto à melhor forma de fazer uma dieta ou reeducação alimentar.
Como desenvolver disciplina?
Além do que já foi dito, existem algumas outras atitudes mais subjetivas, mas igualmente importantes quando se trata de mudar hábitos.
Isso porque em conjunto com questões práticas e objetivas que você deve implementar, há uma série de outras atitudes extremamente benéficas, que podem contribuir muito para seus resultados. Algumas delas são:
- Encontrar um propósito para a atividade, o que vai te dar foco para se manter na linha;
- Trabalhar uma mentalidade positiva, para que você não desista do que se propôs a fazer;
- Diminuir as distrações que te tiram do foco e atrapalham seus planos;
- Estabelecer recompensas que te ajudem a continuar, mesmo diante das adversidades;
- Acompanhar as suas realizações através de um Habit Tracker;
- Celebrar cada pequena vitória, e criar motivação para continuar.
O segredo para entender o que é disciplina e como desenvolvê-la é, antes de tudo, assumir um compromisso com você mesma. Afinal, é a busca pelo seu sucesso. Continue acompanhando o Da Caixola e saiba que não está sozinha!