Descobrir o que é procrastinar é o primeiro passo para quem deseja deixar de lado essa atitude que traz tantos transtornos para a vida das pessoas.

Apesar de mais frequente na atualidade, a busca sobre o que é procrastinar não é algo exclusivo da nossa geração. A verdade é que, com o aumento de distrações, a procrastinação tem se tornando mais recorrente.

Mas tenho uma boa notícia e ela cabe a você! Se você está em busca de o que é procrastinar, é bastante provável que esteja em um estágio de procrastinação bastante perceptível e incômodo. Posso te afirmar: isso é bom!

O que é procrastinar?

Segundo o dicionário, procrastinar é transferir para outro dia, deixar para depois, adiar, postergar. Ou, como no velho e bom português – empurrar com a barriga!

Sabe quando você tem algo importante que deve fazer, mas não consegue nem sequer começar? Não é que você fique sem fazer nada, mas coloca todas as outras coisas menos importantes na frente e deixa o que deveria fazer para depois.

Por exemplo, tarefas simples, como fazer uma ligação, até coisas mais complexas, como terminar um relatório podem ficar na sua lista por dias e dias.

Pra entendermos melhor: imagine que você tem como meta passar em um concurso e estabeleceu que vai estudar oito horas por dia.

Nesse caso, você sabe o que tem que fazer, que é sentar e começar a estudar, mas, por qualquer motivo, pega seu celular e fica navegando nas redes sociais. Esse é um exemplo comum sobre o que é procrastinação.

Mas a procrastinação não acontece apenas quando você adia começar algo. Indo além, vamos imaginar o seguinte exemplo fictício, mas que é totalmente plausível.

Exemplo de procrastinação:

  1. Você inicia o dia estudando para o concurso;
  2. Tem alguma dúvida e recorre ao celular/computador para fazer uma pesquisa;
  3. A pesquisa leva a outras pesquisas (sobre dúvidas que ainda não eram pertinentes);
  4. Quando você decide, depois de muito tempo, voltar para os estudos, o seu foco já se foi;
  5. Você sente dificuldade em voltar ao ponto onde estava, acha que o problema é com a sua capacidade de entendimento e desiste de continuar.

Nesse caso, mesmo que você só tenha feito pesquisas relacionadas ao seu estudo, se você acessa as redes sociais muitas vezes, mas acaba saindo do tema em questão, cria-se uma falsa ilusão de rendimento. 

Portanto, se você está buscando como procrastinar menos nos estudos, o exemplo acima deve ter soado muito próximo da sua rotina. 

Mas essa é apenas uma das realidades possíveis para o exemplo, você pode substituir o ‘estudo’ por qualquer outra coisa: trabalho; falta de tempo para si ou família. E por aí vai…

A questão é que, quando não temos disciplina, qualquer distração é A COISA MAIS DIVERTIDA do mundo e, no final, você vai acabar no mesmo lugar que estava – sem avançar nos seus objetivos.

Pesquisar ‘como parar de procrastinar’ é bom? Por quê?

Pra começar: mesmo que isso não te leve para onde você quer ir, te tira de onde você está. Ou seja, você deu o primeiro passo.

É por essa razão que a singela atitude de fazer buscas sobre como parar de procrastinar já diz muito sobre o seu potencial de mudança.

Esse vídeo trata de 15 razões que te levam a procrastinar. Vale a pena conferir.

Mas, antes de compartilhar com você algumas dicas para parar de procrastinar e ser mais produtiva, quero explicar que muitas pessoas sentem dificuldade em mudar essa realidade por falta de:

  • Autoconhecimento;
  • Planejamento;
  • Organização.

Saber como não procrastinar não é o suficiente para fazer com que você deixe essa atitude de lado. É até provável que você já saiba o que precisa ser feito, o problema é que você não sabe como fazê-lo. 

Dessa forma, quando você amplia o autoconhecimento sobre si mesma, isso te ajuda a entender os principais motivos que te levam a isso – medo de não ser boa o suficiente e medo das críticas podem ser alguns fatores.

Além disso, pode haver uma insegurança quanto ao que vem a seguir e uma dificuldade de sustentar seus próprios desejos.

Exemplos práticos sobre o que é procrastinar

Para entender melhor a questão da procrastinação, vale ver como isso funciona na prática.

Por exemplo, você estuda e passa para um concurso público. Depois disso você precisará assumir o seu cargo, certo?

Nesse caso talvez você tenha medo ou insegurança sobre como será a sua vida depois disso. Será que era isso que eu queria mesmo? Será que vou dar conta desse trabalho? Esses medos não são conscientes, é claro. E por isso o autoconhecimento pode te ajudar.

Outro exemplo: você quer fazer uma reeducação alimentar e procura uma nutricionista para te ajudar.

Então a profissional te passa todo esquema de alimentação saudável, cardápios variados e afins. Você pode até conseguir seguir aquele cronograma pelo primeiro dia ou até pela primeira semana, mas parece que com o passar dos dias fica mais difícil continuar regrada.

Nesse caso, você também pode estar com alguma dificuldade e precisar mudar alguma mentalidade. É por isso que há inúmeros estudos sobre os benefícios de se manter uma atitude mental positiva.

Por isso vale dizer que, mais do que nunca, ter ferramentas de planejamento e organização são fundamentais para te dar o apoio necessário.

Sendo assim, vamos começar não apenas com as dicas de como parar de procrastinar, mas o que fazer para parar de procrastinar de uma vez por todas!

7 dicas de como parar de procrastinar

o que e procrastinar
foto de Rodolfo Barreto

Agora que você já entendeu melhor os problemas da procrastinação, vamos ver como parar de procrastinar:

  • Crie mecanismos de autodefesa
  • Faça um planejamento
  • Tenha metas diárias
  • Transforme o leão em um filhote de gato
  • Faça uma coisa de cada vez
  • Utilize a técnica pomodoro
  • Comemore suas conquistas

Agora vamos ver cada uma delas com mais detalhes.

1. Crie mecanismos de autodefesa

Você já pegou no celular para conferir uma mensagem que foi recebida e acabou conferindo todas as suas redes sociais? Provavelmente, sim. Ou até mesmo ligou a TV para assistir a uma novela e acabou assistindo toda a programação daquele dia? Arrisco dizer que sim.

Mesmo que nessas duas situações você tivesse outras coisas mais importantes naquele momento para fazer, a sua mente, o padrão comportamental e a força do hábito, fizeram com que houvesse a autosabotagem.

Por isso, é indispensável criar mecanismos de autodefesa para não sucumbir a padrões que levam para a procrastinação.

Como exemplo, algumas coisas que você pode fazer é deixar seu celular em modo avião, mudar de ambiente para ficar longe da TV ou colocar ouvido para deixar de escutar ruídos externos. Crie um espaço de foco e concentração para você!

2. Faça um planejamento

Muitas vezes uma tarefa simples se torna um bicho de sete cabeças pela falta de planejamento

Por exemplo, se você comprou uma passagem para passar as férias em determinado lugar e precisa resolver ainda uma série dependências, faça uma lista!

Ao invés de pensar somente nas coisas mais óbvias, como reservar um hotel, pare e dedique um tempo a pensar (e colocar no papel) tudo que você precisa resolver para que a sua viagem saia como você quer.

Aliás, aqui tem um ponto importante: a procrastinação não apenas rouba o seu precioso tempo, ela também pode roubar o seu dinheiro!

Nessa situação, se você deixa para resolver as coisas em cima da hora, o preço das hospedagens, passeios etc pode estar mais alto. 

Por isso, existindo um planejamento, diminuem as chances de algo dar errado. 

3. Tenha metas diárias

Uma coisa é ter metas, outra é ter metas diárias.

Se você começa o dia não apenas com uma lista enorme de tarefas, mas com metas para aquele dia, é muito mais fácil estabelecer comprometimento.

Isso porque você para de olhar para um conjunto de coisas e passa a olhar para algo mais restrito e que está mais conectado aos resultados que você vai alcançar.

Então, pra evitar a procrastinação, escolha até 3 coisas e se concentre nelas até terminar. O Planner 2021 é uma excelente ferramenta para te apoiar.

4. Transforme o leão em um filhote de gato

Para a maioria das pessoas, olhar para determinada tarefas é extremamente assustador. Mas, existem algumas atitudes que podem transformar o leão em um filhote de gato.

Como, por exemplo, quebrar uma grande tarefa em pequenas atividades. É possível até que você conclua tudo em um único dia e de uma única vez, mas quando dividimos um projeto em pequenos “pontos de apoio”, fica muito mais fácil começar e concluir a tarefa.

Isso porque a tarefa fica menor e mais rápida de ser concluída, mas também pelo fato de que fica mais fácil “encará-la”.

Além disso, a nossa mente é recompensada pelo ‘check’ em cada tarefa concluída.

Então, se você ainda não tem esse costume, experimente e veja como isso traz resultados! Saber como usar um planner pode te ajudar muito com isso.

5. Faça uma coisa de cada vez

Essa dica pode parecer simples, mas a verdade é que muitas vezes as pessoas fazem várias coisas ao mesmo tempo sem perceber.

Por exemplo, se você está navegando na internet, fazendo uma pesquisa e enquanto o site está carregando você já pega o celular para olhar mensagens, você já tentou fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.

O problema disso é que, ao invés de fazer mais coisas, você acaba perdendo o foco e, quando volta, precisa de um tempo para que seu cérebro ‘se conecte’ de novo com aquela atividade.

Portanto, não seja multitarefa! Há inúmeros estudos que provam como isso pode ser ruim para sua produtividade, o que pode reforçar a procrastinação. Se concentre em uma coisa de cada vez!

6. Utilize a técnica pomodoro para parar de procrastinar

A técnica pomodoro é um método simples e que vai te ajudar a gerir o tempo, bem como manter o foco para conseguir produzir mais. 

Basicamente você pode trabalhar em períodos de 25 minutos com foco total naquela tarefa, sem nenhuma interferência. 

Em seguida, passados os 25 minutos, deve-se realizar uma pausa de 5 minutos para descansar a mente ou para se entreter com outra atividade. 

A regra aqui é: depois do tempo de pausa, volte com o foco total!

Quando encerrados 4 ciclos de 25 minutos (e os 5 minutos de descanso entre cada um deles), o indicado é fazer uma pausa de 30 minutos.

A técnica pomodoro vai te ajudar a colocar as outras 3 dicas em prática com maior facilidade e consistência. 

7. Comemore suas conquistas

Quando a gente consegue finalizar o que precisava fazer, principalmente se for algo que vinha sendo adiado, a sensação de alívio é certa!

Então, além de dar aquele ‘check’ ou riscar a tarefa no seu caderno, que é algo que todo mundo gosta de fazer, tire um minuto para falar pra si mesma: “eu consegui”.

Isso não apenas faz com que haja um sentimento de recompensa, mas também um sentimento de capacidade em realizar aquela determinada demanda.

Além disso, vai te dar estímulo para continuar com mais foco e determinação!

Reforçando: saber o que é procrastinar não é o suficiente para, efetivamente, parar de procrastinar. É preciso saber como fazê-lo. Por isso, para acompanhar formas e maneiras de como ter uma vida mais equilibrada, continue acompanhando o Da Caixola!

Assine e receba conteúdos para inspirar!

E receba conteúdos para estimular a reflexão, conexão e ação

Sua assinatura foi realizada com sucesso! O eBook será encaminhado para seu email!