Planner é uma ferramenta que está super em alta atualmente e seu uso continua crescendo a cada ano.

Se você também se fez a pergunta: o que é planner? Para que serve um planner? Por que usar um? Veja esse artigo que eu vou te dar ótimas dicas.

Mas mesmo que você já conheça e use, esse post vai te trazer uma visão sobre o planner, te explicando também as vantagens de usá-lo no formato impresso etc etc.

O que é planner?

planner

Planner é uma ferramenta de planejamento e produtividade, muito útil para você que precisa de mais foco e organização pessoal e profissional.

Com ela, é possível organizar compromissos, metas, prioridades, tarefas, fazer seu planejamento financeiro e até acompanhar hábitos. Tudo depende do modelo que você está usando.

Em alguns casos, existem páginas dedicadas ao planejamento do ano, mensal, ao planejamento semanal e diário. Um lugar certo para cada coisa!

Normalmente, os planners também possuem calendários do ano corrente, e até de cada um dos meses, para te ajudar nessa tarefa.

Com isso, ela já unifica em um mesmo lugar duas funções: a de agenda e de planejador de objetivos e tarefas!

Você pode usar para o planejamento de sua vida pessoal, profissional, estudos e planejamento de um projeto, como por exemplo, uma viagem.

Na verdade, a vantagem de um planner é poder equilibrar essas diferentes áreas da sua vida com uma única ferramenta.

Para que serve um planner?

Um planner serve, basicamente, para atender às demandas de planejamento e organização das pessoas.

Ele tem um espaço pré-estabelecido para você definir metas de curto, médio e longo prazo, te permitindo ser específica com relação aos objetivos que você deseja alcançar.

Também possui calendário anual e dos meses, onde você vai anotar e manter organizados os seus compromissos.

Outra função é planejar suas tarefas. Para isso, o planner também tem espaços definidos, em que você pode anotar tudo o que precisa fazer, mantendo sua organização.

Além disso, você também pode usar o planner para fazer o seu planejamento financeiro, para te ajudar a mudar hábitos, fazer o seu controle de humor, entre outras funções.

Em resumo, o planner serve como um suporte, oferecendo a estrutura necessária para que você se mantenha na linha para alcançar suas metas e objetivos.

⇒ Outros posts que podem te ajudar:

Como usar um Planner?

planner

Como foi dito, a função final de um planner é te ajudar a se organizar para que você possa cumprir metas e realizar sonhos.

Sendo assim, a primeira tarefa que você deve fazer é definir as metas que deseja alcançar, sejam elas metas pessoais ou metas profissionais.

Você deve então, começar pelas metas do ano e, em seguida, estabelecer metas para cada um dos seus meses.

Mas, é muito importante observar que essas metas devem estar alinhadas. Ou seja: que cada meta que você determinou para os meses, te ajudem a alcançar a sua meta anual.

Depois disso, você fará o mesmo com suas metas da semana e dos dias.

No entanto, vale chamar atenção para dois fatores:

Em primeiro lugar, é muito importante que você siga um método de planejamento. Para que suas ações estejam bem coordenadas, de forma que você alcance mais eficiência.

Pense bem: é muito fácil fazer listas, com resoluções de ano novo, ou listas de desejos que você quer alcançar.

Mas quantos desses objetivos você consegue de fato cumprir?

Um bom método te dá orientação e suporte para que você saiba os passos que precisa seguir. Para que você não se sinta perdida sem saber como fazer, e nem perca tempo, sendo mais eficiente.

Em segundo lugar, você deve manter a consistência. Deve fazer o seu planejamento todos os dias, registrando o que conseguiu cumprir e atualizando suas metas de curto prazo.

Mantenha isso dentro da sua rotina, e cada vez essa atividade vai se tornar mais fácil e prazerosa para você.

⇒ Outros posts que podem te ajudar:

Por que usar um planner?

planner

É certo que a Revolução Digital nos trouxe uma série de comodidades e benefícios, como o fácil acesso a informações.

Mas por outro lado, ela também nos traz um desafio constante de manter o foco diante de tantos estímulos, e de organizar essa quantidade de informações que consumimos.

O planner é uma das ferramentas que te ajuda nessa organização!

Não só das informações com as quais você precisa lidar diariamente, mas também a organização mental que você precisa para estabelecer suas prioridades.

Portanto, um planner vai muito além da tradicional lista de tarefas. É uma ferramenta completa porque reúne calendário, espaço para metas, compromissos, tarefas etc.

Sendo assim, você consegue reunir em um só lugar uma série de dados e anotações, que te ajudam com seu planejamento profissional, e também pessoal.

Por exemplo, você pode anotar seus compromissos no planner semanal ou mensal. Para não se esquecer deles ou de tarefas relacionadas que precise desempenhar.

Uma outra função é manter sua lista de tarefas organizada, para que você não se perca e deixe de fazer algo, perdendo prazos e gerando urgências desnecessárias.

E ainda mais importante: é aqui que você vai estabelecer metas, para que você não fique só apagando incêndio.

Então, se você define o que deve fazer antecipadamente, é mais capaz de evitar a procrastinação. E quando você faz isso, mantém o foco.

Tipos de planner

Existem alguns tipos de planner, para atender a diferentes perfis de público.

Eles podem ser físicos ou digitais e variar em material, formato, tamanho, além da estrutura interna: divisões, layout das páginas e conteúdo.

Além disso, você pode comprar planejadores padronizados, ou seja, você compra e leva para casa, ou em alguns casos, pode pedir para personalizar a capa, colocar seu nome etc.

Em alguns casos, há opções também de adquirir um planner personalizado, para que você possa escolher o conteúdo, e incluir planejamento de estudo, de exercícios físicos etc.

Por fim, você pode encontrar planners anuais, mensais, semanais e diários.

Diferença entre planner e agenda

Os planners surgiram há um bom tempo, mas estão se popularizando cada vez mais. Com isso, e com o maior uso das agendas digitais, as agendas tradicionais são cada vez menos usadas.

A principal diferença entre Planner e agenda é que uma agenda normalmente possui o calendário anual e do ano seguinte e páginas dedicadas a cada dia do ano.

Além disso, podem ter espaços reservados para outras informações, como dados pessoais, aniversários, contatos e anotações.

Ou seja, elas são feitas para quem quer organizar seus compromissos e tarefas, pois o maior espaço para escrever está destinado a essas informações.

Por outro lado, o planner já possui em suas páginas o local para definição de metas anuais, metas mensais, metas semanas e até diárias.

Como já foi dito, pode conter também espaço para planejamento financeiro, controle de hábitos etc, de acordo com o modelo.

Sendo assim, a forma como está estruturado já te guia para passar por etapas importantes para o seu planejamento, sendo então essa uma ferramenta muito mais indicada para quem tem como objetivo principal planejar seu ano de forma mais eficiente e produtiva.

E ainda é muito comum que tenham páginas não datadas, ou seja, você pode montar como quiser e adaptar às suas necessidades.

Diferença entre Planner e Bullet Journal

planner

@bulletdamari

Agora que já vimos as principais características de um planejador, vamos entender para quem é indicado o Bullet Journal.

Para quem nunca viu, um BuJo (seu apelido) é, muitas vezes, um caderno em branco! Te pareceu estranho? Eu explico.

Bullet Journal é um método criado por Ryder Carroll, que como ele mesmo diz:

É um método para diminuir a ansiedade e ter uma vida com propósito.

Ele foi feito para:

  • Registrar o passado para monitorar suas conquistas;
  • Organizar o presente e nunca se perder em anotações;
  • Planejar o futuro fragmentando objetivos que parecem inatingíveis;

Agora parece incrível, não é?

E é mesmo! E a boa parte das pessoas cria seu Bullet a partir de um caderno em branco, usando o método e criando suas coleções.

Para simplificar, ele basicamente contém as seguintes coleções: índice, registro futuro, registro mensal e registro diário, além de coleções personalizadas.

É um sistema que unifica a agenda, com as listas de afazeres e um diário.

Portanto, ele pode ter as mesmas funções de um planner, e ainda atender a necessidades específicas suas. A grande diferença é que você vai precisar criar o seu próprio sistema.

Você pode fazer desde páginas simples até mais elaboradas, com desenhos, uso de carimbos, washi tapes, adesivos e muitas canetas coloridas!

E como eu virei super fã do método, com certeza escreverei um artigo sobre isso aqui no blog. Fique ligada!

Principais diferenças de um Planner, Agenda e Bullet Journal

Aqui estão listadas as principais diferenças, de forma geral, entre cada uma dessas ferramentas.

Características Planner Agenda Bullet Journal
Objetivo principal Planejar e organizar suas metas, compromissos e tarefas Anotar e organizar compromissos e tarefas Planejar e organizar suas metas, compromissos e tarefas + diário
Tipos encadernado, fichário, pdf encadernada encadernado
Possui calendário sim sim não
Personalizável (pode montar como quiser) sim não sim

 

Agora que você já sabe as principais diferenças, você precisa escolher o que se adapta melhor à sua realidade: seus gostos, sua rotina, estilo de vida.

Vale a pena conhecer todos eles e, se você nunca usou, você pode baixar o planner 2020 gratuitamente. Assim, você pode testar e ver como se sente usando essa ferramenta.

Por que ter um planner impresso?

planner

Atualmente é muito comum usar aplicativos para realizar uma série de funções, inclusive a de agenda e lista de tarefas.

É possível encontrar uma grande variedade e os aplicativos são muito bons!

Mas há também muitas vantagens de se usar um planner impresso.

A primeira delas é ter todos os tipos de informação no mesmo lugar e à mão para você poder consultar e escrever, sem precisar recorrer à diferentes ferramentas ou cadernos.

Ou seja, você acaba tendo mais controle de informações que ficariam espalhadas em vários lugares físicos e digitais.

Em segundo lugar, você pode personalizar o seu planner com canetas coloridas, marcadores, adesivos e washi tapes, pra ficar tudo fácil de achar e com a sua cara.

Por fim, há muitos estudos sobre os benefícios de se escrever à mão.

Eu gosto muito da frase, do próprio Ryder Carroll que diz:

“poucas ferramentas facilitam a transição entre o mundo interior e exterior tão organicamente quanto a ponta de uma caneta”

O que acontece é que, quando escrevemos à mão, o tempo que levamos para isso nos ajuda a processar as informações e organizar nossos pensamentos.

Então, ter essa ferramenta impressa, além de poder folhear e ter uma visão geral de forma muito rápida, nos dá essa oportunidade de escrever e nos ajuda até a memorizar o que foi escrito.

E tudo isso pode te dar muitas vantagens na organização de sua vida pessoal e profissional.

Como montar um planner?

É claro que você pode montar seu planejador do zero, a partir de um caderno em branco, mas, se uma pessoa está buscando um planner, provavelmente quer a comodidade de algo pronto.

Além dos planners que você pode comprar, e que são padronizados ou personalizáveis (pelo menos em parte), você também tem a opção de comprar ou baixar um arquivo digital em PDF e imprimir.

E como eu recebo mensagens perguntando como montar, ficam aqui algumas dicas.

A sua primeira decisão está em como você vai usar – se vai usar mais em casa ou no trabalho, ou se sempre vai precisar andar com ele.

Isso porque você pode escolher o tamanho que lhe seja mais conveniente.

Você pode optar por imprimir tudo de uma vez e encadernar, fazer essa impressão em casa ou levar em uma gráfica rápida.

Ainda há a opção de furar e colocar em um fichário ou fazer a encadernação tradicional em espiral.

Você pode ainda adicionar divisórias, plásticos para guardar documentos e, claro, depois de montado, muitos post its, marcadores e o que mais te ajudar a se organizar

Conclusão

O planner pode ser seu melhor aliado nessa tarefa de se planejar e organizar melhor. Ele serve tanto para sua organização pessoal quanto para a organização no trabalho.

Por ser uma ferramenta completa, é fácil atender às maiores necessidades que uma pessoa tem quando pensa em planejamento.

No entanto, é importante que você siga um método, e mantenha a constância, estabelecendo suas metas, anotando seus compromissos e tarefas.

Assim, você pode usar seu planner para garantir que suas ações diárias estão te levando a alcançar seus objetivos de longo prazo.

Assine e receba conteúdos para inspirar!

E receba conteúdos para estimular a reflexão, conexão e ação

Sua assinatura foi realizada com sucesso! O eBook será encaminhado para seu email!