Você por acaso tem a sensação de estar trabalhando muito, mas alcançando poucos resultados, sem produtividade?

O dia passa e parece que você não fez o suficiente? A sua produtividade parece, na verdade, ser improdutiva? Conheça então os 7 hábitos que te atrapalham e apliquem a produtividade para quem quer tempo.

Se você respondeu que sim, esse é um problema que você precisa enfrentar, pois possivelmente você tem alguns hábitos que afetam e atrapalham a sua produtividade.

A boa notícia é que superar esses maus hábitos que estão te bloqueando pode não ser difícil como você imagina. O que você mais precisa é tomar consciência sobre suas atitudes para poder mudá-las. Porque, na verdade, os seus dias costumam ser tão agitados que você nem percebe pra onde o seu tempo está indo, não é verdade?

Então veja esses 7 hábitos que listo aqui, identifique o que você está fazendo de errado e prepare-se para ser mais produtiva!

1. NÃO PLANEJAR SUAS TAREFAS NO DIA ANTERIOR 

Eu falo muito sobre isso, pois acredito que esse é um dos hábitos mais saudáveis com relação ao planejamento, foco e produtividade.

Quando você começa o dia sabendo o que deve fazer, é muito mais provável você executar as suas prioridades e administrar melhor o tempo.

DIREÇÃO E FOCO.

Fica também muito mais fácil dizer não para o que vai te atrapalhar alcançar a sua meta do dia.

Por exemplo, se você começa o dia sabendo que precisa escrever dois artigos, marcar um exame e atualizar sua planilha de gastos, você já tem ideia de quanto tempo leva pra fazer isso. Se alguém te faz um pedido ou um convite que te tira do seu foco, você fica mais confiante em dizer não, pois já criou o compromisso (com você mesma) do que precisava fazer.

É simples, mas funciona de verdade!

2. SE DISTRAIR COM APETRECHOS TECNOLÓGICOS

A tecnologia está aí pra trazer muitas facilidades pra gente e não devemos ignorar isso. Mas também precisamos admitir que ela é uma das maiores, senão a principal fonte de nossas distrações. E um hábito que atrapalha muito a sua produtividade.

Ficar checando seu WhatsApp e suas redes sociais drena a sua produtividade, pois já foi provado que alternar tarefas reduz e muito a sua concentração, foco e, consequentemente a produtividade.

A primeira coisa a se fazer, como eu disse lá em cima, é tomar consciência disso. Será que você tem ideia do quanto se envolve nessas distrações? Hoje em dia existem aplicativos que ajudam a controlar o tempo gasto nas redes sociais. Alguns telefones também fazem isso.

A segunda atitude é minimizar essas distrações, por exemplo, silenciando os grupos de WhatsApp e removendo as notificações dos emails.

Por fim, algo que pode te parecer estranho no início, mas ajuda muito, é determinar tempo para isso. Algo de que gosto muito é fazer isso nos intervalos entre tarefas. Pode funcionar até mesmo como um descanso.

3. NAVEGAR NA INTERNET

Esse item merece um texto em separado, pois a internet pode ser maravilhosa, mas também pode se tornar um buraco negro.

Você começa pesquisando sobre como editar vídeos com o celular e acaba pesquisando receitas de cheesecake. No final nem sabe como chegou lá! Quem nunca?

Outra coisa é querer ler de tudo sobre um assunto. É o que chamo de síndrome de especialista! (Culpada). Você começa a pesquisar sobre um assunto e acha que tem que ler TUDO sobre aquilo. Eu tenho que me policiar muito sobre isso porque tenho a tendência a querer me aprofundar nos meus estudos.

O que você deve fazer? Comece a ter mais atenção nesse hábito. Veja se você se mantém no assunto que estava buscando inicialmente ou se já mudou para ver coisas que não são relevantes pra você naquele momento.

Para combater a síndrome de especialista? Perceba o tempo que você está gastando com aquilo. Você não pode levar duas horas para saber sobre algo simples. A outra coisa é fazer uma análise sobre o que você já sabe. Se o que leu atende as suas necessidades, pra que buscar mais? Lembre-se que o bom é inimigo do ótimo, o que nos leva para o próximo item.

4. SER PERFECCIONISTA 

Foto: Gabriela Braga

Ah, perfeccionismo… o mais cruel disso é que ele vem disfarçado de competência e afaga seu orgulho. As pessoas te elogiam e dizem o quanto você faz tudo sempre bem e você nem percebe o quanto isso atrapalha a sua produtividade, não é?

Tentar ser perfeita consome seu tempo, te causa estresse extra e, muitas vezes, a sensação de frustração por não alcançar o que você queria.

Eu sei MUITO bem. Demorei pra entender isso, mas já melhorei demais e isso fez muita diferença na minha vida. Uma diferença ENORME!

Deixar de buscar o perfeccionismo é reconhecer o SEU VALOR, o valor do que você faz ao invés de tentar alcançar coisas inatingíveis.

Você não é a Mulher Maravilha, mas você é maravilhosa, assim do jeitinho que você é!

Quando achar que está indo por esse caminho, lembre-se:

Feito é melhor que perfeito e não feito.

5. SER MULTITAREFA 

Por muitos anos ouvimos que era bom ser multitarefa. Os departamentos de RH quando contratavam funcionários, valorizavam quem era capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

O problema disso é que… bem, isso é ruim! Isso é péssimo!

Estudos mais recentes provaram que ninguém consegue ser eficiente sendo multitarefa. É só você reparar: quando você tenta fazer tudo, você não faz nada bem feito. Sua concentração cai e a qualidade do seu trabalho também.

Por isso, concentre-se em uma tarefa de cada vez. Ao invés de atrapalhar a sua produtividade, isso vai melhorar e MUITO a gestão do seu tempo.

Quer ir além? Também há estudos que comprovam a eficácia de meditação com regularidade e a prática do Mindfullness. Essa pode ser uma boa estratégia para melhorar ainda mais o seu foco!

6. GASTAR TEMPO COM O QUE NÃO É PRIORIDADE 

Quando a gente faz o que não é prioridade, não sobre tempo para o que mais importa, certo?

Isso é óbvio, mas será que você está dando atenção para o que é mais importante para você? Não só para atender as demandas dos outros, mas para as coisas que você realmente deseja?

Essa reflexão é fundamental para que o seu tempo ganhe significado e você tenha a sensação de estar fazendo o certo.

A primeira coisa que você deve fazer é refletir sobre suas metas. O que você quer e porque você quer.

Depois, comece a fazer o que é mais importante primeiro. Sabe aquele planejamento do dia anterior, lá do primeiro item? Então, planeje-se para isso e, se feito de forma consistente, você terá resultados surpreendentes!

7. NÃO DESCANSAR

Por último, mas não menos importante, você deve descansar!

É muito comum que as pessoas sacrifiquem seu descanso para conseguir fazer mais e serem mais produtivas. Esse também é um grande erro.

Vários estudos demonstraram que a falta de sono causa diminuição da atenção e memória e prejudicam o aprendizado.

A falta de descanso também está relacionada ao aumento do stress, fadiga, ansiedade e depressão, além de doenças, como problemas do coração, diabetes etc.

O principal problema é que muitas vezes as pessoas só se dão conta disso quando as coisas se agravam, como quando chegam ao burn-out. E isso é péssimo hábito que atrapalha a sua produtividade.

Então, preste atenção à quantidade e qualidade do seu sono, além do descanso durante o dia. É muito importante fazer pausas, sair de frente do computador, olhar pela janela, dar uma caminhada, se possível.

Como diz o Thimothy Ferris, “concentre-se em ser produtivo ao invés de ocupado”. Produtividade não é sobre fazer mais, mas fazer melhor.

Se você quer melhorar ainda mais sua produtividade, planejar suas metas, seu ano e suas tarefas rotineiras é essencial. Para te ajudar nesse processo, baixe o Planner, uma ferramenta que certamente vai te trazer muitos benefícios.

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