Em um mundo onde cada vez mais recebemos estímulos externos, onde sabemos muito sobre os outros e desejamos ter e conquistar tudo, saber seu propósito de vida faz toda a diferença!

É uma jornada de autoconhecimento que nos leva ao propósito de vida, ao seu IKIGAI. Questionar verdades que sempre pareceram absolutas e que nos permite ressignificar nossa existência.

Mas se todas as pessoas possuem um propósito, por que falar em descobrir seu propósito de vida?

Por que é importante conhecer seu propósito?

Bem, acredito que como eu, você não tenha sido criada para dar valor ao autoconhecimento. E realmente parece banal investir em autoconhecimento, afinal, quem pode te conhecer melhor do que você mesma?

Mas a verdade é que nós não conhecemos talvez nem 10% de todos os aspectos de nossa consciência. É só parar pra pensar na dificuldade de escolher uma carreira e no número de pessoas que estão infelizes e querendo mudar de trabalho, mas nem sabem por onde começar. Então se não partimos para uma investigação, realmente saberemos muito pouco sobre nós mesmos.

A INFLUÊNCIA DOS FATORES EXTERNOS

Quando falo de fatores externos, é preciso entender que vamos recebendo informações e estímulos desde muito cedo. Se você prestar atenção, os bebês já demonstram características muito peculiares de sua personalidade.

Mas, como vivemos em sociedade, as pessoas com as quais nos relacionamos influenciam muito a nossa visão de mundo e a maneira como nos posicionamos. A família, a escola, os colegas de trabalho e os amigos de forma geral. Vamos aprendendo o que é certo ou errado, na visão dessas pessoas, aprendemos sobre suas crenças, opiniões e somos até contaminados pelos seus preconceitos.

Quando crianças, somos muitas vezes espontâneas e demonstramos muito de nossas verdades. Quando jovens, somos ainda sonhadores e temos muitos planos sobre o que queremos ser e realizar. E tudo isso tem a ver com nosso propósito.

Mas dependendo de nossas experiências, a culpa, a vergonha e o medo vão tomando conta e fazendo esses sonhos esmaecer. Além disso, são impostos limites e regras e vamos absorvendo todas essas informações, esquecendo de tudo que um dia foi vibrante em nosso ser e criando uma falsa identidade.

Como diz Sri Prem Baba “a espontaneidade vai dando lugar à estratégia, o que significa que ela deixa de fazer aquilo que seu coração determina e passa a fazer aquilo que agrada aos outros. Ela deixa de ouvir a voz do coração e passa apenas a ouvir a mente. A razão vai sobrepondo à intuição, porém razão sem intuição é o mesmo que um pássaro sem asas”.

VIVER COM PROPÓSITO

Viver com propósito é viver em alinhamento com seus valores e suas necessidades, se importando menos com os outros e mais com o que é essencialmente importante: ser feliz!

O que acontece é que muitas vezes precisamos passar por uma crise para começar a questionar como estamos vivendo e, assim, enxergar esse desalinhamento. Para enxergar que estamos vivendo em piloto automático, fazendo o que esperam de nós, com medo de expor nossas ideias, buscando amor e aprovação de forma constante. São crises que nos trazem sofrimento, mas também uma grande oportunidade de mudança!

Agora preciso te dizer que essa mudança vai exigir coragem e resiliência! Que não basta apenas ter consciência do que você quer mudar (o que já é um grande passo), já que essa mudança não vem dos desejos da mente, mas das necessidades da alma.

E para isso, talvez seja preciso se despir de muito do que você aprendeu e acreditou ser verdade em toda sua vida. Se já é difícil expor nossas ideias, imagine expor novas ideias? Imagine mostrar uma faceta sua que as pessoas não conhecem?

Mas é preciso acreditar nos caminhos do coração e na possibilidade de se transformar. Pois como fruto de nosso trabalho, de nossa coragem e de nossa determinação, podemos encontrar a plenitude e felicidade em ser quem realmente somos!

PRA TE INSPIRAR

Pra te inspirar no planejamento da busca do propósito de vida, conheça esse post:

20 MELHORES TED TALKS (E MAIS VISTOS DE TODOS OS TEMPOS)

Assine e receba conteúdos para inspirar!

E receba conteúdos para estimular a reflexão, conexão e ação

Sua assinatura foi realizada com sucesso! O eBook será encaminhado para seu email!

%d blogueiros gostam disto: