Você já teve a situação de impotência diante de algumas situações? É provável que você tenha sentido como se absolutamente tudo estivesse fora do seu controle. Muitas vezes, isso acontece pela falta de planejamento.
Não estou querendo dizer que o planejamento, quando feito, leva a sua ideia intacta do início ao fim. Mas, a verdade é que se planejar faz com que você tenha mais ferramentas, até mesmo para lidar com os imprevistos.
O que você vai encontrar nesse artigo
Planejamento: o que é e para que serve?
Ao falar sobre planejamento, muitas pessoas confundem esse conceito com organização. Porém, um não é sinônimo do outro.
Por exemplo, você pode ter o objetivo de querer se mudar para a França. Então, para que isso aconteça, é preciso pensar em tudo o que é necessário para chegar até o seu destino final. É aí que entra o planejamento!
Ou seja, você compreende o objetivo e traça uma estratégia para conseguir alcançá-lo. No exemplo, acima, você busca formas de como se planejar para conseguir mudar para a França.
Traçado o planejamento, entram várias ações de organização. Nesse momento, você arruma as coisas, categoriza, coloca as coisas em seu lugar de uma forma que facilite a sua vida.
Sempre que você sentir dúvida para entender esses dois conceitos, lembre:
- Planejamento: desenho da estratégia de tudo o que você precisa fazer para alcançar o objetivo;
- Organização: arranjo lógico dos objetos e informações.
Ou seja, se você busca formas de como planejar uma viagem ou como planejar um casamento, por exemplo, essas atividades trarão consigo uma série de tarefas que precisarão ser feitas para alcançar o que você está buscando.
A importância de se planejar
Nesse ponto da importância do planejamento, também precisamos inserir a atitude de ação estruturada. Ou seja, a organização.
No caso de uma viagem ao exterior, por exemplo, você precisa pensar em organizar:
- Passaporte;
- Vistos;
- Seguro viagem;
- Passagens aéreas;
- Hospedagem;
- Passeios etc.
Já no caso do casamento, você precisa organizar:
- Escolha e compra do vestido de noiva;
- Local da cerimônia;
- Local da festa;
- Buffet;
- Lua de mel etc.
Dessa forma, ressalto que, mesmo que não sejam sinônimos, o planejamento e organização precisam andar de mãos dadas para que você tenha a melhor experiência possível. E realmente consiga alcançar o que tanto deseja.
Por isso, quando for pensar para que serve o planejamento, lembre de todo o conjunto de atitudes e atividades que precisam ser pensadas e tomadas para a realização de algo.
Quais são os tipos de planejamento?
As variedades dos tipos de planejamento não se restringem ao universo do planejamento pessoal. Nesse ponto, vamos conhecer brevemente três tipos de planejamento empresarial.
Estratégico
O planejamento estratégico estabelece as orientações para o caminho que será seguido. É onde está a inteligência do processo. Isso inclui uma visão de longo prazo e geralmente os responsáveis ocupam os níveis mais altos da hierarquia de uma organização.
Tático
O planejamento tático traduz o planejamento estratégico em projetos ou conjunto de ações e, portanto, sua visão é de médio prazo. Ele normalmente envolve certas áreas ou departamentos e possui objetivos específicos.
Operacional
No planejamento operacional, é feito o detalhamento dos projetos, o que inclui as atividades que deverão ser realizadas, cronograma, metas, recursos e ferramentas. Ele possui uma visão de curto prazo e é a partir dele que os planos são efetivamente executados.
Atenção, um fator importante a destacar é que muitas vezes as pessoas querem trazer esses tipos de planejamento de negócios para o contexto pessoal. A questão é que o tiro pode sair pela culatra e, ao invés de ajudar, atrapalhar no próprio desenvolvimento.
A importância de direcionar pensamentos
Você já sentiu como se tivesse presa no mesmo pensamento por longos dias?
Se sim, provavelmente, também já sentiu o impacto negativo que aquela recorrência de pensar no mesmo ponto causa na sua saúde física, mental e no desenvolvimento das suas atividades pessoais.
Quando nos deixamos levar por algo que, muitas vezes, foge do nosso controle, perdemos o fator que é um dos mais importantes para o nosso desenvolvimento: o planejamento de vida (projeto de vida).
Você já parou para pensar no que quer para sua vida daqui a dois, cinco, dez anos? Em qualquer que seja a área: você já traçou um plano para isso?
Arrisco dizer que talvez essa seja a primeira vez que você esteja refletindo sobre isso com mais profundidade. Com a correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos da pessoa que faz com que a nossa vida tenha direção: nós mesmas!
Por isso, é imprescindível buscar recursos e autoconhecimento para entender:
- O que você quer;
- Por que você quer;
- Como você pretende alcançar;
- O que você pode fazer se algo não sair como o que foi idealizado.
Definir metas pessoais, criar hábitos saudáveis, fazer afirmações positivas, buscar se conectar consigo mesma… dentre tantos outros fatores, fazem com que você se coloque sempre mais perto dos seus objetivos e, dessa forma, realizar seus sonhos.
Pelo simples fato de que: você sabe quem está fazendo e você sabe por quem está fazendo.
Mapa dos sonhos
Para ajudar a se conhecer melhor, existe uma atividade simples e que pode ser eficaz para te fazer refletir sobre as suas próprias vontades: o mapa dos sonhos.
O mapa dos sonhos é, basicamente, um GPS das coisas que você deseja. E atenção: isso não quer dizer que basta escrever o que você quer e as coisas irão se realizar. Não é sobre isso!
Só olhar para um GPS não te leva ao destino. O GPS é o guia que te mostra a direção para chegar onde você almeja. Dessa forma, utilize o mapa para conseguir visualizar melhor o seu próprio caminho.
E para fazer isso, siga esses passos:
- Pegue uma folha de papel (de preferência uma que tenha um tamanho de A3 ou A4, sem pauta);
- Escreva o seu nome e data em que você deseja que esses sonhos sejam concretizados;
- Depois disso, trace linhas e crie tópicos com áreas que você deseja compreender melhor na sua vida (ex: amor, família, viagens);
- Escreva os sonhos referentes a cada tópico (ex: abaixo do tópico viagem, colocar ‘viajar em X data para X lugar’).
- Acompanhe o mapa para relembrar dos seus sonhos e marque como concluído os que forem realizados.
Ah! E agradeça! A gratidão é um fator ímpar. Reconheça cada pequeno ou grande passo, pois isso também faz com que a sua caminhada se torne mais prazerosa e divertida.
⇒ Artigo relacionado: Vision Board: o que é e por que fazer.
Conheça um dos fatores que podem sabotar o seu planejamento!
Agora que você já sabe alguns fatores que são importantes desenvolver e cultivar para conseguir encontrar formas de se planejar, é chegada a hora de falar sobre um dos fatores que podem sabotar o seu caminho: a procrastinação.
Mesmo que você pense em formas de como ser mais produtiva dentro do que você almeja, se não houver a famosa ‘mão na massa’, é provável que nada mude.
A procrastinação é o ato de sempre transferir algo que precisa ser feito hoje, para ser feito no futuro. E, na realidade, esse futuro quase nunca chega.
É o eterno “amanhã eu faço”, “amanhã eu vejo”, “depois eu concluo”, “depois me organizo”… e por aí vai. É comum que, quem está preso em um processo contínuo de procrastinação, arranje todos os motivos do mundo para justificar a falta de ação.
Por isso, é essencial saber o que é procrastinar e buscar maneiras de como parar de procrastinar se você quer se planejar e ter sucesso no que você realmente anseia. Uma das possibilidades é ‘positivar’ a palavra.
Quando a procrastinação vier com vontade de arrebatar a sua produtividade, reflita:
- O que vou perder se me entregar à procrastinação?
- O que vou ganhar se superá-la?
É preciso ter disciplina!
A disciplina é o que vai separar você da falta de sucesso. Ser disciplinada faz com que, mesmo no meio do caos, você consiga se apegar ao seu planejamento para seguir na direção de suas necessidades, desejos e convicções.
E não é porque você é disciplinada que ‘qualquer lugar está bom para fazer x coisa’. Não, você não precisa se saturar para conseguir as coisas que quer.
Por isso, voltamos ao ponto de partida: planejamento. O planejamento te ajuda a conseguir fazer mais coisas, em menos tempo, e evitando problemas porque você se antecipa a eles.
E para ter mais produtividade, você pode:
- Escolher um local adequado para a atividade que pretende executar;
- Se organizar em blocos de tempo;
- Eliminar as distrações;
- Utilizar técnicas de produtividade (como a técnica pomodoro, por exemplo);
- Se organizar no dia anterior da atividade;
- Definir o primeiro passo.
Mesmo que você conseguisse um dia de 32 horas, se você não melhorar o ambiente para a sua própria atuação, tudo vai por água abaixo.
Para te ajudar, baixe o Planner 2021. Essa pode ser a sua melhor aliada e mais poderosa ferramenta de planejamento e organização.
Por fim, para transformar o seu sonho em realidade. Invista em você, no seu planejamento, na sua disciplina e na sua organização.