É provável que você já tenha pensado que se o dia tivesse mais horas, talvez fosse possível realizar todas as tarefas que se tem para realizar em uma vida tão agitada. A verdade é que não são necessárias mais horas, é preciso planejamento e organização. Para isso, a técnica pomodoro pode te ajudar!
A técnica pomodoro permite que você gerencie o tempo que você tem da maneira mais inteligente, eficaz e eficiente possível.
O que você vai encontrar nesse artigo
O que é a técnica pomodoro?
A técnica pomodoro, também conhecida como pomodoro timer, é um método de gestão de tempo simples que auxilia na produtividade e foco.
Com ela, você vai se concentrar nas suas tarefas, sem distrações, o que irá te ajudar a atingir as suas metas, com organização e planejamento.
A título de curiosidade, pomodoro significa tomate em italiano, e esse nome surgiu devido aos timers utilizados na cozinha, que geralmente tinham esse formato.
O que faz essa técnica se destacar das demais é a sua praticidade e eficiência. Por isso ela foi tão difundida e é amplamente utilizada até hoje.
Depois de várias pesquisas o criador do método, Francesco Cirillo, descobriu que realizar a tarefa de maneira fragmentada influencia positivamente no seu percurso e finalização.
Objetivos da técnica pomodoro
A técnica pomodoro tem alguns objetivos. O mais conhecido deles é fazer o gerenciamento do seu tempo, mas não é só isso!
O que a maior parte das pessoas conhece é a sua utilização como forma de controlar e fazer o seu trabalho no tempo previsto.
Mas você pode utilizar a técnica pomodoro também para:
- Aliviar a ansiedade com relação ao tempo;
- Aumentar o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;
- Aumentar a consciência sobre suas decisões;
- Aumentar e manter a motivação;
- Reforçar a determinação para atingir os seus objetivos;
- Melhorar o processo de estimativa do tempo de conclusão de tarefas; e
- Melhorar o processo de trabalho ou estudo.
Vale lembrar que, com tudo isso, fica mais fácil vencer a procrastinação e trabalhar, efetivamente, em suas metas pessoais ou metas profissionais.
Como funciona o método pomodoro?
A técnica pomodoro para estudos ou para qualquer outra atividade que você queira fazer consiste em:
- Dividir tarefas em ‘pomodoros’ de 25 minutos;
- Intercalar com 3 a 5 minutos de intervalo entre cada ‘pomodoro’;
- Ao final de 4 ‘pomodoros’, fazer uma pausa maior de 15 a 30 minutos.
Uma das principais questões aqui é ter foco total durante os 25 minutos de execução da tarefa e utilizar o tempo livre para, realmente, esfriar a cabeça e depois voltar com todo o gás para a atividade.
Pomodoro na prática
Apesar de saber o funcionamento da técnica pomodoro, muitas pessoas sentem dificuldade em utilizá-la na prática. Um dos principais motivos é a falta de planejamento e dificuldade de foco.
Por isso, compartilho 4 dicas para ajudar a realizar a técnica de maneira eficiente:
- Preparar uma lista de tarefas no início do dia;
- Separar e organizar as atividades por ordem de prioridade;
- Acompanhar o desenvolvimento e resolução da tarefa;
- Não ultrapassar o timer do pomodoro.
Todos os pontos são importantes, mas no último é preciso fazer uma ressalva.
Você pode pensar que aumentando o tempo de cada pomodoro, a eficiência e conclusão da atividade será mais rápida. Mas a divisão em blocos existe por um motivo, então deve ser seguido de forma que você consiga se concentrar melhor.
Além disso, algumas dúvidas, como: “o timer acabou e o tempo não foi suficiente para finalizar a tarefa” ou “a tarefa foi finalizada antes do timer” podem surgir.
No primeiro caso, indico que seja feita uma pausa e depois disso, haja um retorno para a mesma atividade no pomodoro seguinte. Ainda que falte pouco para finalizar a tarefa, é essencial seguir o processo.
Já na segunda situação, é válido analisar o que foi feito, como foi feito e o que pode ser melhorado para o seu próprio desenvolvimento.
A técnica pomodoro pode te ajudar bastante no dia a dia, basta utilizá-la com planejamento e organização. Assim, por consequência você irá atingir uma maior produtividade e focos nas tarefas.